quarta-feira, 5 de maio de 2010

Notícias

Tecnologia de rastreamento de bois garante segurança da carne e do leite

Gerenciar a cadeia produtiva da carne, do campo até o açougue. Essa é a principal meta do SGRBovino, software de gerenciamento de propriedades desenvolvido pela empresa Oeste Systems, residente da Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (INTEPP) desde agosto de 2008. O empreendimento conta com o apoio do Sebrae-SP da cidade, Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp), Prefeitura Municipal e Associação Comercial e Industrial do município (Acipp).

Criado para auxiliar no controle de tudo o que o gado consome, além de verificar se a vacinação está em dia, o software também registra a quantidade de cabeças de gado, calcula a qualidade da produção e o potencial de comercialização.

Mas para isso, todo o gado deve possuir brincos de identificação, denominados Dispositivo de Identificação Animal (DIA), que possibilita ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento acompanhar o desenvolvimento do rebanho. A expectativa dos criadores dessa tecnologia de gerenciamento de rebanho é que até o final de 2009 o SGRBovino esteja funcionando na região do oeste do Estado de São Paulo, sul do Mato Grosso do Sul e norte do Paraná, onde se concentra a maioria das propriedades rurais de manejo de bovinos do País.

O software atende à normativa do Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos, uma exigência do Ministério da Agricultura.

http://www.sebraesp.com.br/node/7553

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias

Tecnologia de rastreamento de bois garante segurança da carne e do leite Gerenciar a cadeia produtiva da carne, do campo até o açougue. Essa...